As redes sociais são uma ferramenta muito importante para as universidades permitindo dar a conhecer os seus serviços e manter uma relação mais próxima com a comunidade universitária. Criar uma imagem e reputação da universidade nas redes sociais não é uma tarefa fácil e todo o esforço e tempo investido pode ser perdido num instante por um erro ou uma má gestão.
O erro humano é a causa de muitos dos incidentes que afectam a reputação e a segurança da universidade nas redes sociais. Publicar juízos de valor pessoais e trocar comentários num tom menos correto quando se está a representar a universidade são dos erros humanos mais comuns. Outro exemplo de erro humano que afecta a segurança da universidade, já que é cometido através do perfil da universidade, é tornar pública informação que devia ser privada. Noutros casos, a publicação de detalhes sobre a universidade ou sobre eventos institucionais, pode ser utilizada por um cibercriminoso para atacar a instituição.
O senso comum é uma das melhores ferramentas de cibersegurança na utilização das redes sociais. Antes de ser publicada qualquer informação, temos de pensar se a mesma pode ser usada contra ou se pode afetar negativamente a imagem da universidade. Comentários inoportunos, juízos de valor, discussões, divulgar notícias falsas e fornecer informação confidencial ou relacionada com propriedade intelectual são algumas das situações a evitar!
As configurações de privacidade e segurança devem ser revistas nos diferentes perfis de trabalho das redes sociais por se tratarem de um risco para a segurança da universidade e para a imagem que se quer transmitir à comunidade universitária. Se as credenciais forem roubadas ou se forem utilizadas palavras-passe fáceis de descobrir, qualquer um poderia publicar em nome da universidade ou comunicar com os seus seguidores. A universidade deve definir a imagem que quer transmitir e quem está autorizado a publicar conteúdos.
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