Enquanto utilizadores da Internet e de serviços digitais, somos expostos a tentativas de fraude. Abaixo encontra-se alguma informação sobre fraudes.
Engenharia social é uma técnica utilizada por criminosos para estimular usuários a entregar dados pessoais e informações confidenciais, abrir links maliciosos e instalar nos seus equipamentos software intencionalmente feito para causar danos no computador.
Neste tipo de ataques, a principal arma dos hackers é a persuasão, assim como a criação de situações falsas, manipulação emocional e outras estratégias para convencer as pessoas a revelarem informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito ou dados de acesso a sistemas.
A Engenharia Social é uma tática utilizada por criminosos cibernéticos para manipular as pessoas a revelarem informações confidenciais ou executarem ações prejudiciais. Em vez de explorar vulnerabilidades técnicas, os invasores exploram a natureza humana, enganando as vítimas. Essa estratégia pode incluir a manipulação psicológica, o uso de informações pessoais falsas e até a imitação de pessoas ou organizações confiáveis. Desconfie sempre! Não clique em nenhum link.
O Phishing é uma técnica de crime cibernético que usa fraude e engano para manipular as vítimas para que cliquem em links maliciosos ou divulguem informações pessoais confidenciais. O ataque é feito via mail (phishing), telefone (vishing) ou SMS (smishing) e os burlões fazem-se passar por alguém confiável, tentando obter informações pessoais e confidenciais! Desconfie sempre!
A Engenharia Social pode levar ao roubo de informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados empresariais. Os ataques podem resultar na instalação de malware ou na procura de revelação de informações pessoais, financeiras e outras confidenciais. Estes ataques podem chegar por mail, mensagem ou mesmo telefonema. Normalmente tentam criar urgência para que a vítima clique num link ou responda a algo. Desconfie sempre!
Conferir sempre a fonte das comunicações recebidas, observar sempre o remetente e outros pequenos detalhes das comunicações, como erros gramaticais ou falta de coerência, ajuda a descobrir que não se trata de uma comunicação verdadeira. No caso de telefonemas, é sempre melhor desligar se estiver desconfiado de fraude. Não agir sem reflexão! A maioria das táticas destas fraudes usam o sentido de urgência e procuram gerar uma ação imediata da vítima. Por isso, conseguir manter a calma e ponderar sobre o teor e veracidade do contato é fundamental. Desconfiar de ofertas muito tentadoras e de prémios que surgem “do nada” é um ponto muito importante para evitar cair em fraudes.